<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Pousada Rio de Contas


A cidade é um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O município possui um rico conjunto de casarios e prédios dos séculos XVII e XVIII, com 287 prédios bem conservados destacando-se os prédios do Paço Municipal, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona atualmente o Fórum, a antiga Casa de Fundição, o teatro São Carlos, construído em 1892 e o Arquivo Público, onde nasceu o Barão de Macaúbas e onde também estão guardados valiosos documentos que fazem parte da história da Bahia.

As igrejas matriz do Santíssimo Sacramento e de Santana (ambas do século XVIII) e as capelas de Bom Jesus da Lapa e de São Sebastião (ambas do século XIX) integram o patrimônio da cidade.

O município preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe.

Além dos imóveis, a cidade também conta a sua história em forma de papel. Em 1984, documentos datados desde o século XVIII começaram a ser reunidos e organizados com orientação técnica e, após a aprovação de uma lei em 1998, começaram a fazer parte do Arquivo Municipal. Além da documentação, proveniente dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de entidades religiosas, o acervo também conta com fotografias e jornais antigos.

Igreja de Santana: A Igreja possui três naves e uma capela-mor, cercada de grandes janelas, começou a ser construída na primeira metade do século XVIII, mas, com a crise da exploração do ouro, teve suas obras interrompidas em 1850.
Veja o Vídeo da Igreja Santana.
Casa Natal do Barão de Macaúbas: Atualmente é a Sede da Representação Técnica do 7ª SR do IPHAN e Arquivo Municipal de Rio de Contas .

Antiga Casa de Câmara e Cadeia: Atualmente Fórum Barão de Macaúbas.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento: No interior destaca-se a carpintaria e, no forro da capela-mor, há uma pintura ilusionista de inspiração italiana.
Veja o Vídeo da Igreja Matriz.

Ruas e Praças: As ruas de Rio de Contas são largas e floridas, ladeadas por casas centenárias com belas fachadas que formam um belíssimo conjunto arquitetônico colonial.
Veja o Vídeo do Centro Histórico.